terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Misericórdia o amor e o cuidado de Deus

                     JONAS 3,1 5.4,1
Acredito que muitos de nos crentes ou não ja ouvimos falar da historia de jonas e quando ouviamos o que mais nos imprecionou foi o fato de ele ter sido engolido po um grande peixe, e podemos pensar que essa é a maior recordaçao que temos do livro de jona.

Um profeta engolido por um grande peixe, so que  não é esse o aspecto mas importante do livro, e nem foi com esse objetivo que o profeta deixa seus escritos para nos.

Quando enfatizamos so esse fato ignoramos o mas importante em favor do irrelevante e  perdemos o foco e fechamos os olhos para aquilo que Deus de fato deseja nos comunicar.

A mensagem central  não é a desobediencia do profeta e nem a saga de um grande peixe.

A mensagem central  trata do amor da misericordia e do cuidado de Deus para com os seus escolhicos.

Primeiro... 1- O AMOR DIVINO QUE SE ESTENDE AOS GENTIOS.

2-O PERDÃO DIVINO A  TODOS QUE S SE ARREPENDEM.

3-A MISERICORDIA DIVINA A TODOS QUE ESTÃO DEBAIXO DE CONDENAÇÃO.

4-A MENSAGEM DIVINA SE DIRIJE A  TODOS OS POVOS.

5-E TAMBEM A PROFECIA DE JONAS É UMA ILUSTRAÇÃO PRATICA DE MISSÕES.        

Por causa da terrivel situação em que se encontrava os ninivitas Deus envia o profeta com a incumbencia nao de levar uma mensagem de misericordia ,mas uma sentença de condenaçao. 

1-VEIO à palavra do SENHOR pela segunda vez a Jonas, dizendo levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.

Jonas foi chamado para cumprir uma tarefa árdua ele era um servo de Deus mais como servo temos nosso momento de duvida não duvida conto a Fé que abraçamos mais pode dizer que no caso de Jonas era a grande responsabilidade em levar essa mensagem afinal se tratava dos Vinivitas ele sabia como era a perversidade desse povo

 2-E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

 3-E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um Jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
4-MAS isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado
 Foi tão grande o sinal de arrependimento que Jonas ficou tão desconcertado, e vendo que sua missão tinha sido um sucesso mais para o seu desapontamento a cidade não foi destruída ala foi poupada.
No entanto no coração de Jonas avia a expectativa de ela ser destruída afinal foi essa mensagem que ele recebera de Deus quarenta dias ala seria destruída.
Porem irmãos a palavra de deus nos ensina que as misericórdias do senhor são a causa de não sermos consumido.
Portanto ela não só vale para nos quando éramos ou deixamos de fazer a vontade de Deus.
Temos sim que crer que essa misericórdia tem o mesmo alcance na vida de uma nação e também no coração daquele necessita de uma palavra da parte de Deus. 
Cap. 3v10 diz e Deus viu as obras deles, e como se converteram de seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que disse que faria a ele.
Isso mostra que somos chamados para fazer a vontade de Deus independente das circunstâncias.
Portanto somos instrumento de Deus para levar outros a entender a sensibilidade de Deus e ser sensibilizado aponto de abrir o coração para conhecer e entender do amor, da compaixão e misericórdia dele.
 Jonas foi chamado para pregar destruição nesta cidade.
Mais os homens de Nínive creram afinal no coração deles avia a certeza do porque dessa palavra duras vinda do profeta estava ciente do estado em que eles viviam e a mensagem tocou bem na ferida a ponto deles levarem ao rei e também ele se desse do seu trono em sinal de arrependimento e se colocar junto do povo...
Mais Jonas ficou tão desconcertado e tenta se justificar e ora a ao senhor porque ele fez um pré- julgamento ele disse (ah senhor não foi isso que eu disse estando ainda na minha cidade pó isso eu fugi). Ora se eu sei que Deus é piedoso, misericordioso e longânime e grande em amor como eu vou para essa cidade pregar destruição, ou seja, ele teve medo de morrer.
Quando é Deus que nos manda o melhor é obedecer porque ele é quem faz a obra.
Olha a misericórdia de Deus com Jonas quando DEUS FALA É RASOAVEL ESSE TEU RECENTIMENTO.
Sabe por que Deus disse isso para Jonas é porque nos não somos meninos na fé  temos  experiência com DEUS  AO  ponto de crer e andar por fé.
Portanto não fujamos de nossa responsabilidade, e se encararmos temos que crer que a palavra tem o poder transformador e tem sempre algo a nos ensinar...
Portanto Deus não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento, e recebam o perdão e a vida eterna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário