quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que procuras um copo de água, ou rios de águas vivas?


Jesus disse: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água
viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito..." (Jo 7.38,39.)

Esta é a promessa do Pai. A fonte da vida vem de dentro e não da leitura das Escrituras ou de nosso esforço pessoal para cumpri-la.
Uma coisa é procurar um copo de água; outra bem diversa é ter rios de águas vivas no
interior.
A plenitude da promessa do Pai vai muito além deste "pequenino" batismo do Espírito
Santo que herdamos de nossos prezados irmãos pentecostais (dos quais eu sou um). No início
deste século, o Espírito Santo começou a mover-se no seio da Igreja, e os pentecostais se
reuniram para fazer uma declaração de fé. Assim eles institucionalizaram uma experiência
que estava começando a ser restaurada. Eles disseram o seguinte (referindo-se à Igreja de
(Cristo): "Cremos no batismo do Espírito Santo de acordo com a narrativa de Atos 2.4."

Se crermos apenas em Atos 2.4, receberemos apenas a bênção de Atos 2.4. E o que
dizer de Atos 5.6,7; 8.31,32,33? E quanto a dividir bens com os outros, a vender, etc? O
problema é que não prestamos muita atenção a estes versículos.

Já perguntei a mim mesmo: "Por que durante tantos anos você declarou: 'Creio em Atos
2.4’, e não 'Creio na Bíblia de Gênesis a Apocalipse'?”

Portanto, se tivermos esta declaração de fé, leiamos Atos 2.4 e digamos: "Creio no
batismo do Espírito Santo de acordo com as Escrituras, de Gênesis a Apocalipse." Atos 2.4 é
apenas uma partícula do todo que é a promessa do Pai.

Não podemos negar que Deus usou a Igreja Pentecostal neste século. Não podemos
negar que ela é a denominação que mais cresce em toda a América Latina. Ela trouxe à luz uma verdade que estivera escondida durante muitos anos. A Igreja Pentecostal enfatiza a possibilidade de termos os dons do Espírito Santo hoje em dia.
Mas o ponto a lamentar é que, quando alguém edifica uma denominação sobre determinada doutrina, perde de vista as outras doutrinas, pois a verdade está em Jesus e na Igreja toda, e não apenas num setor dela.
Jesus deu a cada dirigente da Igreja uma peça do quebra-cabeças. Se cada um de nós contribuir com a sua peça, poderemos ver o quadro todo. Mas a pessoa que passa por uma experiência e constrói uma denominação em torno dela, está no caminho errado.
A Igreja Católica errou quando expulsou Martinho Lutero. Se o houvessem escutado,
toda a Igreja Católica poderia ter sido renovada. E quantos outros filhos, fiéis a essa igreja,
têm sido expulsos também por não concordarem com ela?

Mas nós, evangélicos, estamos fazendo a mesma coisa. Nós aceitamos como nossos
somente aqueles que pensam exatamente igual a nós. Mas ouçam, se a Igreja Pentecostal tivesse espalhado amor do mesmo modo que difundiu o dom de línguas, a história mundial deste século teria sido bem diferente. Se a Igreja Pentecostal, com o sucesso que vem obtendo, principalmente no terceiro mundo, tivesse dado ao fruto do Espírito, exposto em Gálatas 5.22, 23, a mesma ênfase que deu ao dom de línguas, o mundo teria sido revolucionado.

Começamos com o Espírito, mas acabamos pela letra, e brigamos entre nós.

Então, qual é a distinção entre o "pequeno" batismo do Espírito Santo, e a promessa do
Pai? Nós adoramos o Senhor em línguas, e isto é bom. Mas ainda não é a promessa do Pai.

A experiência que tivemos pode ser descrita como entrar num rio e ficar com água pelos
tornozelos. Naturalmente, as pessoas que vivem no deserto que estão sedentas por esta
água durante anos e anos quando podem entrar no rio um pouquinho, já pensam que aquilo
é a plenitude.

E elas se deixam ficar ali. Quando dizemos aos nossos filhos: "Vamos ao rio!" estamos
querendo dizer: "Vamos à margem do rio." Mas quando Deus diz: "Vamos ao rio!" ele quer
dizer: "Vamos entrar no rio".

Vez por outra, aparece um evangelista que se aprofunda um pouco mais e espirra água
para os lados. Nós todos nos molhamos e clamamos: "Avivamento! Avivamento!" Mas depois
que ele se vai, continuamos com água pelos tornozelos.

Já tivemos muitas destas experiências.

Temos que entrar no rio até não dar mais pé, até sermos levados por ele. O rio de Deus nos carrega, porque ele vai aonde Deus vai. Hoje, estamos dirigindo o Espírito Santo de muitos modos. Isto acontece porque ainda estamos com os pés no fundo e, portanto vamos onde queremos ir. Mas quando flutuamos, o rio nos leva aonde ele quer que vamos.

O rio é a nova aliança.

Na Bíblia existe apenas uma promessa — a promessa do Pai, o Espírito Santo. Todas as
outras promessas são afluentes desta. Mas — glória a Deus! — se formos fiéis neste
"pequeno" batismo do Espírito Santo, Deus nos concederá o batismo total

Juan Carlos Ortiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário